Em 15 de maio é celebrado o dia da família, nas suas mais variadas composições, características e realidades. E quando falamos em bem-estar do grupo família, é impossível não falar de moradia digna.
Para que os indivíduos possam construir um futuro positivo para si e para os que estão à sua volta, um lar estruturado é essencial, mas quando falamos de um país amplo e desigual como o Brasil, sabemos que essa realidade está mais distante do que se imagina: São muitas as pessoas que vivem situações de vulnerabilidade, sem qualquer acesso à qualidade de vida e bem-estar no que diz respeito à moradia.
De acordo com dados da Fundação João Pinheiro, o déficit habitacional no Brasil supera a marca de 6 milhões de famílias, o que se traduz em aproximadamente 30 milhões de pessoas sem um teto para viver.
Outro dado extremamente impactante é a informação sobre a inadequação habitacional qualitativa, que ultrapassa os 24 milhões de lares e atinge quase 100 milhões de indivíduos – esse número representa as moradias em condições precárias e insalubres, com riscos iminentes à saúde e segurança de seus moradores, em todo o território nacional.
Por isso, falar sobre o direito à moradia de qualidade é um compromisso do mundo moderno por meio de um dos ODS da ONU: 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis. Nós, da Din4mo, temos esse ODS como um dos pilares principais da nossa Tese de Impacto. Assim, nossas ações e serviços têm como compromisso a parceria e relacionamento com negócios alinhados a esse propósito.
Um exemplo que de é possível fazer a diferença em âmbito da habitação desde já é a ‘Nova Vivenda‘ – negócio investido pela Din4mo Ventures -, que cria pontes entre a moradia de qualidade e as pessoas que dela precisam.
A Vivenda existe para que todo mundo, sem exceção, possa morar bem e viver dignamente, com conforto, segurança e sentindo orgulho de seus lares, e acredita que isso só é possível por meio da inovação e da democratização de acessos.
A proposta da Vivenda é transformar drasticamente a realidade das comunidades vulneráveis por meio de melhorias habitacionais e, por objetivo e consequência, o contexto social de todo o Brasil no que tange a habitação.
A iniciativa nasceu há 7 anos, a partir do sonho de que famílias de baixa renda, residentes das comunidades e periferias das cidades, pudessem morar em casas dignas e ter uma vida melhor. Ao longo dessa trajetória, foram criadas soluções de acesso a reformas habitacionais de alto impacto social, que culminaram na reforma de cerca de 3.000 casas – gerando uma grande transformação na vida de 15 mil pessoas.
Atualmente, por meio da Nova Vivenda, uma plataforma completa de soluções que vão do crédito à entrega da obra, a Vivenda compartilha o conhecimento adquirido em sua história com parceiros que atuam como pulverizadores dessa transformação. A Nova Vivenda conecta todos os elos da cadeia da habitação – poder público, indústria e varejo, executores e linha de financiamento – em torno das necessidades dos mais vulneráveis.
• Acesse as redes sociais da Nova Vivenda e compartilhe essa iniciativa! 👉 @novavivenda • Quer ser um negócio da causa? Entre no site da Nova Vivenda e preencha o formulário com seus dados que a Nova Vivenda entrará em contato contigo.
Seja um agente dessa transformação! Porque o acesso transforma!
E para ter acesso a mais informações sobre esse e outros assuntos de impacto social, continue acompanhando o nosso blog.