• Inovadores de Impacto
  • Sobre
  • Blog
  • Contato
  • Inovadores de Impacto
  • Sobre
  • Blog
  • Contato

O ponto de partida para uma liderança mais consciente

Liderança não tem relação com seu cargo, liderança é uma jornada de influência.

Todos possuem influência… a questão é se você usa essa influência de maneira intencional e se usa essa influência para fazer a diferença positiva.

Podemos falar que essa influência da liderança se dá em pelo menos 4 dimensões:

  • Liderança de Si,
  • Liderança com Outros,
  • Liderança na Organização e
  • Liderança na Sociedade.

Apesar de acreditar que a influência é transversal, acredito que o ponto de partida para uma liderança mais consciente é a liderança de si.

 

Leia também: 7 atitudes para lidar com as incertezas da jornada empreendedora

“A jornada para se tornar uma liderança melhor passa pela experiência de se tornar um ser humano melhor.”

Augusto Júnior

 

Quando olho a história de várias lideranças, quando estudo princípios desse tema e quando observo as lideranças mais inspiradoras que já conheci, vejo o quanto a capacidade de liderar está atrelado a força do caráter, o quanto está atrelado a integridade, coragem e expressão por ser humano.

A questão da liderança consciente é um processo de dentro para fora. É um processo que muda sua mentalidade, sua cosmovisão e depois começa a ser traduzido em seus comportamentos. É uma jornada de muita presença, inspiração e transformação, por isso, acredito que se as pessoas investirem na liderança de si elas irão consequentemente se tornar lideranças mais conscientes e humanizadas.

No Instituto Anga, trabalhamos bastante com essa temática e em nossos programas. Para desenvolver a liderança de si, trabalhamos três competências cruciais:

Autopercepção

Conhecimento de forças e fraquezas, motivadores e preferências profissionais, mantendo a confiança em si mesmo, ainda que em situações adversas.
Autopercepção é se olhar no espelho. É dar-se um zoom-out e se enxergar de fora.
As pessoas que demonstram autopercepção aumentam sua vulnerabilidade e sua confiança em si mesmas, sendo capazes de aceitar os desafios que se impõem e, ainda que surjam dúvidas, mantêm-se firmes na convicção de que alcançarão êxito por conhecer profundamente suas forças, fraquezas, motivadores e preferências profissionais.

A autopercepção resulta como um exercícios de:

    • Reconhecer seus pontos fortes, explorando-os para alcançar suas metas, transformando as experiências positivas em melhores práticas.
    • Reconhecer seus pontos fracos, buscando formas de neutralizá-los, transformando as experiências negativas em lições aprendidas.
    • Identificar quais são as motivações intrínsecas, utilizando-as como alavancas para atingir as metas definidas.

Possuir consciência das preferências profissionais e buscar atuar onde traz melhores resultados para si e para a organização, tomando riscos sem medo de errar.

Autoconsciência

Clareza dos valores que orientam a vida profissional e pessoal, movendo-se em direção a concretização dos objetivos por meio de forte senso de propósito.
Autoconsciência é olhar para dentro de si. As pessoas que demonstram autoconsciência possuem clareza de seus valores, princípios e crenças, demonstrando firmeza e coragem em sua posição em relação a temas desafiadores, mantendo um alto nível de aderência entre suas palavras e ações, por meio de forte senso de propósito.

Autoconsciência é consequência de:

    • Possuir clareza quanto aos valores, princípios e crenças pessoais que atuam no momento presente de sua vida, buscando alinhá-los com as decisões profissionais tomadas e as organizações onde trabalha;
    • Mantém-se firme para alcançar o que deseja, prezando pela honestidade mesmo em ambientes adversos, com foco nas iniciativas voltadas à sua realização pessoal e profissional;
    • Demonstrar total coerência de suas ações com suas convicções, tendo uma postura íntegra e norteando suas ações por meio de seus valores;
    • Buscar continuamente compreensão de seu propósito e filosofia de vida, utilizando-os como motivador e farol.

Inteligência Emocional

Reconhecimento e controle de suas emoções e impulsos, procurando compreendê-los e identificando o padrão de pensamento responsável por eles, pensando antes de agir.

As pessoas que demonstram inteligência emocional reconhecem suas emoções e impulsos antes que eles venham à tona, dedicando-se ao desenvolvimento contínuo da paciência e resiliência, analisando opiniões contrárias com senso crítico, sabendo como explorar os recursos disponíveis e o resultado de suas experiências, evitando possíveis gatilhos emocionais.

Características das pessoas com essa competência bem desenvolvida:

    • Capacidade de leitura das percepções geradas, compreendendo que nada que os outros dizem e fazem é pessoal e sim uma projeção de suas próprias realidades e desejos;
    • Recebe feedback abertamente, de múltiplas fontes, analisando opiniões contrárias com senso crítico embasado nas experiências vividas;
    • Desenvolve continuamente a paciência, apresentando clareza e racionalidade mesmo quando sob pressão;
    • Reconhece o padrão de pensamento existente por trás de seus impulsos, evitando gatilhos emocionais.

 

Já que estamos falando de jornada…

Essa jornada em busca da liderança de si não tem linha de chegada! A busca constante por essa capacidade vai ampliar sua consciência de que tipo de ser humano está se tornando e que tipo de liderança você vai querer ser. Sua influência para liderar outros, a organização e a sociedade vai ser uma consequência natural desse exercício.

Criamos uma MasterClass no Instituto Anga justamente para tratar essa temática da liderança de si e no programa os alunos recebem um frame uma espécie de Canvas para lhes ajudarem na evolução dessa liderança de si e gostaria de compartilhar com você:

canvas com 9 espaços para preenchimento
Fazer download do Canvas da Liderança Consciente

 

Canvas da Liderança Consciente

Nosso canvas tem 9 espaços e assim como a obra de Alexander Ostervald, a ideia é que seja algo dinâmico um guia e não algo estático.

Orientações para preenchimento:

1- Rituais de expansão de consciência
Meditação, esportes, artes, filosofia, espiritualidade. Existem diferentes caminhos para expansão de consciência, você precisa entender quais os caminhos que sua consciência se expande. Independente do caminho a, expansão de consciência não acontece sem presença e reflexão.

2- Ampliando minha autoconfiança
O olhar apreciativo para sua história vai aumentar sua autoconfiança. Geralmente olhamos para nós mesmos com inferioridade, tendemos a comparar nossas fraquezas com as forças dos outros. O convite aqui é refletir sobre sua trajetória e lembrar momentos que você se orgulha muito.

3- Referências de liderança
Quem são as lideranças que te inspiram? Quais as características delas? Como evoluir sua liderança tendo isso como ponto de partida? A ideia aqui é colocar as pessoas que mais te tocaram como lideranças.

4- Filosofia de Liderança
Liderança consciente é quem consegue equilibrar ao mesmo tempo cuidado com as pessoas, impacto positivo e resultados financeiros. Como você vai fazer para se tornar cada vez uma liderança mais consciente?

5- Valores que me guiam como líder
Do que você não abre mão na sua liderança? Quais os principais valores que te guiam? Definir esses valores irão te ajudar quando passar por momentos desafiadores.

6- Sombras da minha liderança
Quais os grandes desafios do seu estilo de liderança? É um exercício para entender o que precisa melhorar na sua liderança.

7- Que tipo de ser humano quero ser
Como você quer ser lembrado por aqueles que te amam? Que tipo de ser humano você deseja se tornar? Qual seu legado? Essas reflexões irão ajudar você a ter essa linha do horizonte como objetivo e isso te fará crescer na sua liderança.

8- Autocuidado
Qual o tempo você tem tirado para cuidar de você mesmo? Como você recarrega suas energias? A liderança de si sempre observa esses pontos de como cuidar da saúde física, emocional e espiritual.

9- Autodesenvolvimento.
Líderes estão sempre aprendendo e evoluindo. Qual seu plano pessoal de auto desenvolvimento? Qual suas estratégias para aprender e melhorar como liderança?

Espero que esse texto tenha feito você refletir sobre a importância da liderança de si e que você expanda um pouco mais sua consciência. Espero também que você possa usar sua influência de maneira intencional para liderar outros, a organização e a sociedade.

Ah, e conte com o Instituto Anga para te acompanhar nessa jornada. Vamos juntos! <3

Artigo de Augusto Jr, Diretor Geral do Instituto Anga.

 

REPRODUÇÃO

Rua Haddock Lobo, 131, sala 307
CEP 01414-001 | São Paulo/SP
contatos@din4mo.com

A Din4mo

Inovadores de Impacto

Blog

Contato

Imprensa

Anga&Din4mo

Somos uma Empresa 🅱️

© 2021 Din4mo
O Paradoxo da Prosperidade: ações práticas que o livro nos ensinaArtigos, Livros
O acesso à moradia transforma!Artigos, Negócios de Impacto